terça-feira, 28 de abril de 2009

O Falcão...

O Falcão

Falcão é o nome genérico dado a várias aves da família Falconidae, mais estritamente aos animais classificados dentro do género Falco. O que diferencia os falcões das demais aves de rapina é o fato de terem evoluído no sentido de uma especialização no voo em velocidade (em oposição ao voo planado das águias e abutres e ao voo acrobático dos gaviões), facilitado pelas asas pontiagudas e finas, favorecendo a caça em espaços abertos – daí o fato dos falcões não serem aves de ambientes florestais, preferindo montanhas e penhascos, pradarias, estepes e desertos. Os falcões podem ser identificados, aliás, pelo fato de não planarem em correntes termais, como outras aves de rapina.

O falcão-peregrino, especializado na caça de aves médias e grandes em voo, pode atingir 350 km/h em voo picado e é o animal mais rápido da terra. Diferentemente das águias e gaviões, que matam suas presas com os pés, os falcões utilizam as garras apenas para apreenderem a presa, matando-a depois com o bico por desconjuntamento das vértebras, para o que possuem um rebordo em forma de dente na mandíbula superior.

Na Idade Média, os falcões eram apreciados como animais de caça acessíveis apenas à elite (reis e nobreza).

O Falcão Peregrino

O Falcão-Peregrino (Falco peregrinus) é uma ave de rapina diurna de médio porte que pode ser encontrada em todos os continentes excepto na Antártida. A espécie prefere habitats em zonas montanhosas ou costeiras, mas pode também ser encontrado em grandes cidades como Nova Iorque. Na América do Sul, ele só surge como espécie migratória, não nidificando aqui. Como ave reprodutora, é substituído na América do Sul por uma espécie similar e um pouco menor, o falcão-de-peito-laranja.

O falcão-peregrino mede entre 38 e 53 cm de comprimento, com uma envergadura de asas de 89-119 cm e peso de 0,6-1,5 kg, sendo as fêmeas maiores e mais pesadas que os machos e constituindo este o único dimorfismo sexual. A sua plumagem é característica, em tons de cinzento-azulado no dorso e asas; cabeça preta-cinza com "bigode" escuro e queixo branco; bico escuro com base amarela; patas amarelas com garras pretas riscada de negro na zona ventral. Os olhos são negros com anel amarelo e relativamente grandes. As asas são afiladas e longas.
O falcão-peregrino é um caçador solitário que ataca outras
aves, em geral pombos ou pássaros, que derruba com as garras em voo picado e mata com o bico. É o animal mais rápido do mundo, com velocidade de mergulho que chega a atingir 320 km/h. Graças à sua eficiência enquanto predador, é um dos animais preferidos na arte da falcoaria. O falcão-peregrino é muita vezes vítima de outras aves de rapina que roubam as suas presas, à semelhança dos leopardos, que muitas vezes vêem a sua refeição assaltada por hienas. Como predador solitário, o falcão não pode arriscar morrer de inanição por ferimentos obtidos numa luta por uma presa já abatida.

Como ave que freqüenta ambientes urbanos atrás de presas como os pombos, o falcão-peregrino às vezes não pode consumir as aves que abate por conta do tráfego de pessoas e viaturas; em Santos, no litoral paulista, é comum achar pombos mortos abatidos por falcões-peregrinos migratórios (Falco peregrinus tundrius) e abandonados na via pública. Note-se também que, no que diz respeito à escolha de suas presas, o falcão-peregrino é oportunista, caçando quaisquer aves presentes na sua área de ocorrência: nos manguezais de Cubatão, por exemplo, caça inclusive exemplares juvenis de guará (Eudocinus ruber).

Conheça as Diversas Espécies de Falcões:
Peneireiro-das-torres, Falco naumanni
Peneireiro-vulgar, Falco tinnunculus
Falco newtoni
Falcão-das-maurícias, Falco punctatus
Falcão-das-seychelles, Falco araea
Falco moluccensis
Falco cenchroides
Falcão-americano ou quiriquiri, Falco sparverius
Peneireiro-grande, Falco rupicoloides
Falco alopex
Falcão-cinzento, Falco ardosiaceus
Falcão-de-dickinson, Falco dickinsoni
Falco zoniventris
Falcão-de-nuca-vermelha, Falco chicquera
Falcão-de-pés-vermelhos, Falco vespertinus
Falcão-de-pés-vermelhos (Falco vespertinus)
Esmerilhão (Falco columbarius)
Falcão-de-pés-vermelhos-oriental, Falco amurensis
Falcão-da-rainha, Falco eleonorae
Falcão-sombrio, Falco concolor
Falcão-de-coleira, Falco femoralis
Esmerilhão, Falco columbarius
Cauré, Falco rufigularis
Falcão-de-peito-laranja, Falco deiroleucus
Ógea-europeia, Falco subbuteo
Ógea-africana, Falco cuvierii
Falco severus
Falco longipennis
Falcão-da-nova-zelândia, Falco novaeseelandiae
Falco berigora
Falco hypoleucos
Falcão-borni, ou lanário, Falco biarmicus
Falco jugger
Falcão-sacre, Falco cherrug
Falco subniger
Falcão-gerifalte, Falco rusticolus
Falcão-da-pradaria, Falco mexicanus
Falcão-peregrino ou falcão-real, Falco peregrinus
Falcão-de-taita, Falco fasciinucha



*****FONTE: Wikipédia

3 comentários:

Olá! Fique a Vontade!