quinta-feira, 30 de abril de 2009

Projeto da “Sala Ambiente” Mudará Conceito da Educação

Projeto da “Sala Ambiente” Mudará Conceito da Educação

“Nem escolas pagas têm o que estamos implantando hoje em dia”. Esta foi a declaração do prefeito de Ferraz, Jorge Abissamra, durante cerimônia que inaugurou a primeira unidade do projeto “Sala Ambiente de Informática”, que mudará o conceito da educação na cidade. A revolução vem através de uma lousa inteligente, que permite que o professor ministre aulas animadas (interativas) e grave todo o conteúdo para uso posterior.

A novidade surgiu da parceria entra a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e a empresa DESK Conesul Tecnologia Educacional. A tecnologia utilizada vem do Canadá. A primeira unidade em Ferraz foi implantada e já está em uso na EMEF Halim Abissamra, na Vila Margarida. Dr. Jorge explicou que o investimento unitário é de R$ 70 mil e que implantará a modalidade nas 42 escolas da rede municipal. O sistema é realmente revolucionário. A lousa inteligente permite que toda a aula seja interativa.

O professor tem à disposição recursos de animação, isto é, pode manipular cada ponto da aula. Os técnicos da empresa realizaram uma demonstração com o corpo humano; cada parte ou órgão pode ser removida e recolocada com um toque de mão. É um formato que facilita e muito a compreensão e o aprendizado. Porém, o grande trunfo do sistema é que ele permite que todas as aulas sejam gravadas e acessadas via computador de qualquer localidade. Melhora a vida do professor, que pode revisar as aulas em casa e especialmente para o aluno, que pode estudar as matérias fora da escola, recuperar aulas perdidas e se preparar para provas.

O novo padrão de ensino que Dr. Jorge quer imprimir na cidade pode ser resumido numa declamação de uma aluninha de sete anos durante a cerimônia: “a vida só pode ser entendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente. Caminhamos juntos com a tecnologia”. Frase esta dita pela melhor representação do ser humano, que é a criança.


***FONTE: Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a Vontade!