sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Justiça manda suspender audiência sobre ampliação do lixão da Pajoan

Não cumprimento do prazo de 20 dias da convocação e dificuldade de acesso ao Eia-Rima são os principais motivos da decisão

A juíza da 9ª Vara da Fazenda Pública da capital, Simone Gomes Rodrigues Casoretti, determinou a suspensão da audiência pública sobre a ampliação do aterro sanitário da Empreiteira Pajoan, em Itaquaquecetuba. A liminar foi concedida às 16h06, uma hora antes do início do evento, programado para acontecer no Parque Ecológico e organizado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema).Na decisão, a magistrada acolheu os argumentos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Itaquá, autora do mandado de segurança protocolado anteontem e divulgado com exclusividade pelo DAT na edição de ontem. Entre as justificativas apresentadas para impedir a reunião estão o não cumprimento do prazo legal de 20 dias da convocação e a dificuldade de acesso ao Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima).


A Justiça considerou que a audiência pública não teve ampla divulgação nos meios de comunicação e a população não teve tempo hábil para analisar o estudo da Pajoan. De acordo com o despacho publicado pelo Tribunal de Justiça, a empreiteira desrespeitou parágrafos quinto e sexto, do artigo 3º, da resolução do Consema, de 27 de novembro de 2001, que diz: "a convocação de Audiências Públicas será feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente através do Diário Oficial do Estado de São Paulo, com antecedência mínima de 20 dias úteis".A OAB questionou o órgão estadual, pois a convocação foi publicada no dia 27 de janeiro e considerando os sábados, domingos e feriados, a audiência deveria ter sido designada para hoje, visto que a quarta-feira de cinzas é contada como dia útil.

Além disso, a juíza acrescentou: "ainda que fosse possível desconsiderar um dia de diferença, em se tratando de relevante questão para a população residente no entorno do aterro, sob a responsabilidade da Empreiteira Pajoan Ltda., a audiência pública deveria ter sido divulgada, amplamente, em jornais de grande circulação do Estado de São Paulo e por outros veículos de comunicação", disse em seu despacho.Outro item desrespeitado pela empresa e o Consema foi a dificuldade de acesso público ao Eia-Rima. O gestor ambiental Odair Alves relatou os problemas enfrentados para ter acesso ao levantamento. "Estive na Prefeitura de Itaquá nos dias 12 e 17 de fevereiro e estudo não estava disponível. No site da secretaria estadual, o link estava quebrado. Fiz queixa na ouvidoria do Estado e eles disseram que estava mentindo".

Direito à informação
O judiciário entendeu que "disponibilizar cópias do estudo ambiental do empreendimento em alguns locais, não substitui a pesquisa e o acesso mais rápido via ´Internet´, importante instrumento de comunicação da atualidade, fato que não foi observado pelos responsáveis pela realização da audiência pública".

Pelo edital de convocação, o Eia-Rima estava à disposição dos interessados no galpão de reciclagem "Ecoespaço", no Jardim Pinheirinho e nas prefeituras de Itaquá, Poá, Suzano e Arujá. No entanto, nenhuma delas deixou o documento para acesso online. A juíza constatou que seria "inadmissível restringir o conhecimento do tema, bem como suas conseqüências ao meio-ambiente, à população, que tem direito à mais completa informação".

*Fonte: Diário do Alto Tietê

Censo 2010 poderá ser respondido via internet

Condomínios vão receber foto do recenseador responsável. Novo questionário vai conter opção de cônjuge do mesmo sexo.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

A internet promete ser uma grande aliada no Censo 2010, que começa a ser realizado em agosto deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pretende coletar dados em cerca de 58 milhões de domicílios em 5.565 municípios do país. A ideia é que os responsáveis pelos domicílios tenham disponível um formulário on-line.


Mas a estratégia não pretende diminuir o trabalho dos cerca de 190 mil recenseadores contratados para colher as informações que vão traçar o perfil do povo brasileiro. “A dificuldade deve-se muito à indisponibilidade das pessoas”, explicou o diretor-executivo do IBGE, Sergio Cortes, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (26).

Como funciona
O esquema deverá funcionar da seguinte forma: o recenseador vai a um determinado domicílio e o mapeia, usando seu computador de mão. Se o morador não puder recebê-lo no momento, e quiser responder via internet, o funcionário vai expedir um código de acesso vinculado àquele domicílio, que deverá ser usado pelo morador quando for responder ao questionário on-line.
Depois de 10 dias, se o entrevistado não responder, receberá um telefonema lembrando-o do compromisso e, se ainda assim, não enviar o formulário, o recenseador voltará à casa para terminar de preencher as respostas. Não haverá prejuízo ao trabalho do funcionário, que será remunerado pelo trabalho feito em sua área de atuação, incluindo os formulários pela internet. O questionário virtual poderá ser respondido aos poucos, sendo salvo a cada atualização. Com isso, as informações vão, paulatinamente, entrando para o sistema de dados do IBGE. Mas para ser considerado válido, algumas questões básicas como idade, sexo e outros dados, precisarão ser respondidas no ato. “Fizemos testes e não apuramos nenhuma distorção dos resultados na entrevista presencial ou pela internet. Por isso, achamos que não vamos ter problemas com isso”, disse a coordenadora operacional de censos do IBGE, Maria Vilma Garcia.

Questões e abrangência
A internet também fará parte das novas questões incluídas este ano. O uso da rede será tema de perguntas do formulário. Nas respostas dos entrevistados, também foi adicionada a opção de cônjuges do mesmo sexo.

Para abranger um maior número de domicílios, sobretudo em áreas carentes, o instituto planeja contratar recenseadores que morem próximo aos locais de trabalho. Só município do Rio, por exemplo, das mais de 6mil vagas, 1.353 são em favelas ou no entorno delas. “Vamos ter postos de inscrições nesses locais para que os moradores tenham preferência. Em 2000 fizemos só nas grandes comunidades, mas agora a gente está fazendo em praticamente todas as favelas e comunidades”, afirma Vima.

Fotos e identidade
Outra mudança para este ano é para driblar a maior dificuldade entre os recenseadores que trabalham nas áreas de classe média e classe média-alta, onde muitos moradores tendem a rejeitar as visitas com medo de golpes.Para tentar melhorar o acesso a esses locais, reuniões serão feitas com associações de moradores, câmaras comunitárias, administradoras de imóveis e síndicos de condomínios para que eles preparem moradores para a chegada dos funcionários. A eles deverão ser entregues cartas do IBGE com uma foto do recenseador responsável por sua área. Ao chegar à residência, o recenseador deverá portar sua carteira de identidade e o crachá de identificação. Se ainda assim o morador quiser uma confirmação de que se trata de um funcionário do IBGE, ele poderá fazê-la pelo telefone 0800 721 81 81.


*Fonte: G1

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Campanha "Fora Dourado"

A indicação de Marcelo Dourado ao paredão do Big Brother Brasil 10, da TV Globo, está movimentando a internet. Na tentativa de eliminar o lutador do programa, o blogueiro José Mello criou uma campanha que oferece dinheiro aos internautas que o ajudarem na votação.

Mello criou o blog "Fora Dourado" (veja aqui) e afirma que vai distribuir 50 mil reais caso o participante deixe o BBB 10 nesta terça-feira. No site, o empresário de 39 anos afirma estar indignado com as atitudes de Dourado no reality show. "Esse cidadão que diz claramente bater em mulher e sua falta total de educação, arrogância e ódio não pode continuar no jogo!", diz o texto. "Me divirto assistindo ao programa e tenho repúdio em saber que nosso povo apoia um cara como esse".

Marcelo Dourado tem causado algumas polêmicas dentro da casa desde que foi escolhido por Josi para voltar ao reality show. Primeiro, o lutador foi questionado sobre as suásticas tatuadas na barra da saia do samurai que está desenhado em seu braço esquerdo e respondeu que se tratava de "símbolos milenares". A tatuagem irritou a Federação Israelita do Rio.

Depois, em uma conversa com os participantes, Dourado afirmou que heterossexuais não eram contaminados pelo vírus da aids. "Hetero não pega aids, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles me disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem. Eu não uso camisinha com as minhas namoradas e ninguém vai me fazer mudar isso", disse ele a Elenita e Serginho.

Nesta terça, ele disputa a permanência na casa ao lado de Angélica e Dicesar.
*Fonte: Portal Yahoo

Pajoan promete o paraíso, mas só quer ampliar seu aterro sanitário

Nota do Editor do Blog: Mas uma vez os interesses econômicos de um Grupo Empresarial se sobrepôem aos interesses do Povo... De que lado a CETESB e a Prefeitura vão ficar?

O histórico de interdições e multas, fartamente recheado por ações danosas ao meio ambiente, é o principal argumento dos moradores de Itaquaquecetuba que estão contra o Ecoespaço Soluções Ambientais, nome pomposo escolhido pela empreiteira Pajoan para tentar ampliar o seu depósito no Jardim Pinheirinho. O projeto prevê um aterro regional com capacidade para receber duas mil toneladas de lixo por dia num prazo de 12 anos.

Até 2022, o local, caso seja licenciado, receberá mais nove milhões de toneladas de resíduos.No entorno do empreendimento dos empresários Carlos e José Cardoso, a maioria dos moradores entrevistados protestou contra a possível ampliação do aterro, cuja vida útil termina hoje, segundo informações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Ocorre que o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto de Meio Ambiente (EIA-Rima), que será discutido em audiência púbica no dia 25, prevê um depósito de lixo "perfeito", ou seja, no documento a Pajoan promete preservar a natureza.Conhecedores da realidade do atual depósito, cujos donos não hesitaram em instalar uma estação de tratamento de chorume a poucos metros do córrego Taboãozinho, os vizinhos disseram claramente que não querem mais um lixão.

Os entrevistados denunciaram ainda uma possível disposição dos empresários em controlar a divulgação da audiência e com isso evitar questionamentos que possam prejudicar o licenciamento.O casal Carlos Augusto Pereira e Cleusa Pereira reside no Louzada, a cerca 300 metros da portaria. Eles ficaram surpresos quando a reportagem falou sobre a audiência do dia 25. "Não estamos sabendo de nenhuma reunião e queremos é que esse lixão seja fechado e não ampliado.

Temos muitos problemas por causa do cheiro. Até casos de crianças doentes", comentou Cleusa.No Jardim Lucinda, Ivo Pereira e Maria da Conceição disseram estar sabendo da audiência marcada para a sede da Secretaria de Meio Ambiente. "Eu pretendo ir, mas não dá para saber o que poderá acontecer. A maioria dos moradores não quer a continuidade do lixão", observou Ivo Pereira. Maria da Conceição também afirmou ser contra: "Esse lugar está abandonado, a Pajoan não faz nada. Não temos ônibus por causa das ruas esburacadas. A ampliação do aterro não vai trazer nada de bom para quem mora aqui".

*Fonte: Diário do Alto Tietê

Cassação de Kassab Levanta Polêmica Sobre Doações

De Demétrio Weber, de O Globo:

As empresas e entidades cujas doações levaram à cassação do mandato do prefeito de São Paulo , Gilberto Kassab (DEM), são financiadoras tradicionais de campanhas no Brasil.
Levantamento parcial mostra que oito delas, somadas, deram pelo menos R$ 29,5 milhões a candidatos de quase todos os partidos, nas eleições de 2006 e 2008.


Entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os governadores Sérgio Cabral (PMDB) e Aécio Neves (PSDB), o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

A lei eleitoral proíbe doações de entidades de classe, sindicatos e concessionárias de serviços públicos em qualquer parte do território nacional a candidatos de qualquer ponto do país. Mas dá margem a diferentes interpretações quanto à aplicação da lei.

Ao cassar o prefeito Kassab, o juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloisio Sérgio Rezende Silveira, entendeu que as restrições valem para empresas com participação acionária em concessionárias.

Mais que isso, estabeleceu critério próprio: o de que o montante doado pelas fontes vedadas não pode ultrapassar 20% do total arrecadado pelo candidato.

*Fonte: Blog do Noblat

Uribe e Chávez trocam farpas em Cancun

CANCUN, México (AFP) - A criação de um grupo de países mediadores entre Colombia e Venezuela foi estabelecida na segunda-feira, após um incidente entre os presidentes dos dois países, que teria resultado em uma forte discussão na reunião de países da América Latina em Cancún, informou o chefe de Estado colombiano, Alvaro Uribe.

Pouco depois do incidente, Uribe disse à imprensa que seu governo e o da Venezuela, de Hugo Chávez, se comprometeram a "cessar as intervenções públicas que provocam danos" e a criar um grupo de países amigos "que ajudem a superar as diferenças".

Segundo uma fonte colombiana, que pediu anonimato, o incidente aconteceu durante o almoço privado dos presidentes, quando Uribe criticou a Chávez um suposto embargo comercial aplicado a produtos que a Colômbia vendia tradicionalmente para a Venezuela.

Chávez teria respondido com a acusação de que sua vida correu perigo supostamente por causa de grupos de até 300 paramilitares que viriam da Colômbia para cometer o assassinato.
"Uribe se queixou com Chávez do embargo comercial de seu país a Colômbia. Esta queixa não agradou Chávez, que agiu como vítima, acusou a Colômbia de mandar matá-lo por meio de paramilitares e ameaçou se retirar da reunião", afirmou à AFP uma fonte diplomática colombiana que pediu anonimato.


"Seja homem. Estes temas se discutem nestes fóruns. Você é corajoso para falar a distância e covarde para falar de frente", teria respondido Uribe quando Chávez ameaçou abandonar o encontro.


Neste momento entraram em ação alguns presidentes para acalmar os ânimos. Segundo uma fonte da delegação mexicana, na mesa também estavam os presidentes do Brasil, México, Chile, Dominica, Jamaica, Argentina e Cuba.

Posteriormente todos os presidentes se reuniram primeiro com Uribe e depois com Chávez e estabeleceram o grupo de mediação.

Nenhuma fonte venezuelana comentou o assunto.

*Fonte: AFP

Índice de radiação ultravioleta deve chegar ao máximo em SP nesta terça

O índice de radiação ultravioleta solar deve chegar ao máximo nesta terça-feira (23) em São Paulo, segundo previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A escala que mede a radiação ultravioleta emitida pelo sol que chega à superfície terrestre vai de 1 a 14.

Entre esta terça e sexta-feira (26), o índice deve chegar a 14 todos os dias. A exposição prolongada aos raios pode causar problemas de saúde, como câncer de pele. De acordo com a divisão estabelecida pelo Cptec, o índice de raios UV é considerado baixo entre 1 e 2, quando as pessoas podem permanecer no sol sem problemas. Entre 3 e 5 ele é considerado moderado, e entre 6 e 7, alto. Nos dois casos, as recomendações são usar protetor solar, usar camiseta e boné ao sol e procurar sombras.


Entre o índice 8 e 10, ele é considerado muito alto. Já do 11 até o 14 ele é considerado extremo. Nesses casos, as orientações são intensificar a proteção, permanecendo na sombra e com protetor solar. A previsão dos índices é feita considerando a ausência de nuvens no céu. O índice extremo de raios UV vem acompanhado de forte calor na capital paulista. A previsão é de que a máxima chegue aos 33ºC nesta terça. Durante a tarde, há possibilidade de pancadas de chuva e até temporal na região metropolitana.

*Fonte: Portal G1

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Lula Descarta Voltar em 2014

Na véspera de participar do 4.° Congresso Nacional do PT, que amanhã sacramentará a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sua sucessão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou que a herdeira do espólio petista, se eleita, deverá ficar dois mandatos no cargo. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Lula negou que tenha escolhido Dilma com planos de voltar ao poder lá na frente, disputando as eleições de 2014.

Perguntado se ele pensa em retornar à Presidência em 2014, Lula respondeu que não. "Não penso. Quem foi eleito presidente tem o direito legítimo de ser candidato à reeleição. Ponto pacífico. Essa é a prioridade número 1" , disse. "Ninguém aceita ser vaca de presépio e muito menos eu iria escolher uma pessoa para ser vaca de presépio", afirmou o presidente. "Todo político que tentou eleger alguém manipulado quebrou a cara."

Uma eventual gestão Dilma, no seu diagnóstico, não será mais à esquerda do que seu governo. No entanto, ele admite que, no governo, ela vai imprimir "o ritmo dela, o estilo dela". Porém, na sua avaliação, diretrizes do programa de governo de Dilma, que o PT aprovará hoje, podem conter um tom mais teórico do que prático. "Não há nenhum crime ou equívoco no fato de um partido ter um programa mais progressista do que o governo", argumentou. "O partido, muitas vezes, defende princípios e coisas que o governo não pode defender."

Questionado se concorda com a ampliação do papel do Estado na economia, proposta na plataforma de Dilma, Lula destacou a importância de investimentos estratégicos por parte do Estado. "Quero criar uma megaempresa de energia no País", contou. "Quero empresa que seja multinacional, que tenha capacidade de assumir empréstimos lá fora, de fazer obras lá fora e fazer aqui dentro. Se a gente não tiver uma empresa que tenha cacife de dizer "se vocês (empresas privadas) não forem, eu vou", a gente fica refém das manipulações das poucas empresas que querem disputar o mercado."

Acordos partidários
Nem mesmo a língua afiada do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) fez Lula desistir de convencer o antigo aliado a não concorrer à Presidência. "É preciso provar que o santo Lula está errado", provocou. Sobre a escolha do vice de Dilma, em que o nome do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), aparece como favorito, Lula afirmou que a decisão é "uma questão a ser tratada entre o PT, a Dilma e o PMDB", mas fez elogios ao peemedebista: "O Michel Temer, neste período todo que temos convivido com ele, que ele resolveu ficar na base e foi eleito presidente da Câmara, tem sido um companheiro inestimável."


O presidente manifestou preocupação com a divisão da base aliada em Estados como Minas Gerais, onde o PT e o PMDB até agora não conseguiram selar uma aliança. "Imaginar que Dilma possa subir em dois palanques é impossível", comentou. "O que vai acontecer é que em alguns Estados ela não vai poder ir." Segundo Lula, Dilma não vai sentir sua falta como cabo eleitoral quando deixar o governo, em março. "Eu estarei espiritualmente com ela", brincou.

Sarney
Ele ainda defendeu o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), suspeito de envolvimento no escândalo dos atos secretos e de agir em benefício de parentes na Casa, entre outros casos denunciados. "O Sarney foi um homem de uma postura muito digna em todo esse episódio. Das acusações que vocês (o jornal) fizeram contra o Sarney, nenhuma se sustenta juridicamente e o tempo vai provar. O exercício da democracia não permite que a verdade seja absoluta para um lado e toda negativa para o outro lado."


*Fonte: As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Disputa Presidêncial 2010

Ibope: pesquisa deste mês aponta Serra em mais uma queda; Dilma sobe

Na pesquisa divulgada pelo Ibope em 7 de dezembro do ano passado José Serra registrava 38% das intenções de voto - agora tem 36%; era seguido de Dilma Rousseff com 17% (no atual levantamento, a partir de entrevistas realizadas entre os dias 6 a 9 deste mês, ela conta com 25%). Ciro Gomes aparecia com 13% (recuou para 11%) e Marina Silva com 6% (subiu nesta para 8%). São informações relevantes neste momento em que estão para ser definidas duas situações: se Serra sai mesmo candidato à Presidência e se Ciro entra, ou não, nessa disputa.

*Fonte: Agência Estado

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

País registra criação recorde de empregos formais para um mês de janeiro

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O país registrou em janeiro o melhor saldo de geração de empregos para o primeiro mês do ano na história. De acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quinta-feira, foram criados 181.419 vagas formais, indicando aumento de 27% frente a janeiro de 2008, quando haviam sido criados 142.921, melhor marca até então.


Para o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, os números de janeiro vão ao encontro da expectativa de crescimento da economia e da meta de criação de 2 milhões de vagas em 2010 estipulada pelo ministério.


Em janeiro de 2009, o Caged havia registrado uma eliminação de 101.748 postos de trabalho formais. Nos últimos 12 meses, foram criados 1,2 milhão de vagas no país.


No mês passado, seis dos oito setores de atividade econômica apresentaram expansão no emprego. A indústria de transformação teve geração recorde para um mês de janeiro, com a criação de 68.920 empregos, 17% acima do recorde anterior observado em janeiro de 2008 (59.045).


O setor de serviços também teve geração recorde, considerando o primeiro mês do ano, com a criação de 57.889 vagas formais.

Já a construção civil teve 54.330 postos formais criados, o que significou o melhor desempenho para todos os meses dentro da série histórica do Caged.

*Fonte: Folha de São Paulo

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Artigo: Barack Obama: A Fraude do Século XXI

Barack Obama: A Fraude do Século XXI

Por Marcello Barbosa

Em 20 de janeiro de 2010, Barack Obama completou um ano a frente do Governo Norte Americano, com um diferencial: ganhou o Prêmio Nobel da Paz sem ter movido uma palha para fazer a paz... Passado um ano de Governo, seu maior acerto foi colocar todo o peso do Estado para salvar seu País de uma catástrofe econômica, algo não muito genial, pois todos os outros países fizeram o mesmo!

Yes! O Mercado Financeiro não é Deus!

Pelo senso comum, o primeiro ano é o mais importante de um mandato presidencial, Obama deve rezar todos os dias para que isso não funcione com ele! Pois nestes doze meses de Governo o Super Homem Democrata só levou Kriptonita! Em doze meses de Poder, Barack Obama ainda não deixou claro para que veio, e qual seu Plano Heróico para seu país e para o mundo! Assumiu o Governo com 70% de aprovação, tem hoje 47% de aprovação, uma queda de 23% em um ano apenas.

Desde 2007 venho afirmando e reafirmando que Barack Obama é uma fraude! Muitos me criticavam dizendo que eu era anti-americano demais... Bobagem! Até vou com a cara do Tio Sam, pois pelo menos o Tio Sam não esconde seus ideais diabólicos, Tio Sam é sincero... Barack Obama nunca foi sincero! A militante Afro-americana Ângela Davis já havia alertado o mundo: “Obama representa mudança, mas realmente não oferece mudança alguma”.

“Se queres prever o futuro, conheça o passado!”.

Quando Obama foi eleito Senador em 2004, ele aprovou as medidas de Bush que sangrou os cofres públicos para financiar a guerra, sangrando os povos do oriente e seus próprios soldados... Obama votou a favor que Condollezza Rice se mantivesse como Secretária de Estado, mesmo estando claro que ela havia mentido sobre armas de destruição em massa no Iraque... Enfim o Senador Democrata Barack Obama sempre defendeu a Guerra contra o Terrorismo, e a política de Bush em relação Rússia, Palestina, Israel e a OTAN. Ou Seja reclamar que Obama não está oferecendo Mudança é um erro, pois ele nunca ofereceu Mudança, pelo contrário, Obama é continuidade de uma política imperialista, pois o Imperialismo está no DNA da Política Norte Americana.

Obama vem para preservar a “Liderança Norte Americana”, seja lá o que for isso, foi um destaque em seu discurso... Obama critica Hugo Chavez quando o mesmo tira do ar Emissoras de TV golpistas, mas Obama por intermédio de sua diretora de comunicações da Casa Branca, Anita Dunn, afirma que a Fox News, é uma TV do Partido Republicano, que é um inimigo do Governo, por isso deve ter seus repórteres barrados em suas coletivas de Imprensa. Lembra – se do assassinato protagonizado por ele? Em um programa de Televisão onde Obama matou friamente uma mosca, ele já havia declarado que a Fox News era um meio de oposição ao seu Governo.

O Arauto da Benevolência, Barack Obama surpreendeu a todos quando recebeu reivindicações de seu General Stanley McCrystal que pediu ao Presidente o envio de 40 mil soldados para o Afeganistão, ou se não enviasse os EUA perderia a Guerra. Obama foi corajoso e não enviou os 40 mil soldados... Enviou apenas 30 mil soldados, para continuar uma guerra insana que quem perde no seu dia-dia é um povo sofrido, que antes vivia sobre uma ditadura extremista e agora vive no fogo cruzado Yanke contra extremistas e um Governo Corrupto... Um Governo tão ruim para seu povo que o então presidenciável Obama classificou como um Governo corrupto que fazia vistas grossas ao tráfico de drogas... As eleições afegãs chegaram, o povo votou, o Presidente afegão Karzai fraudou as eleições e venceu! Barack Obama fechou os olhos para tudo isso, mesmo Karzai não conseguindo metade dos votos válidos, ele telefonou para Karzai parabenizando-o pela sua excelente vitória e que isso significava uma nova página na história do País... Da mesma forma que Obama acredita ser a Mudança nos EUA, Obama acredita que Karzai seja a Mudança para o Afeganistão...

Barack Obama premiado com o Nobel da Paz “pelos extraordinários esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", foi omisso no Golpe de Honduras, contra o Governo democrático e legítimo de Zelaya, onde apoiou as eleições naquele páis mesmo estando Zelaya deposto, mantém a prisão de Guantanamo aberta (venceu dia 22 de janeiro o prazo para fecha-la, prazo feito por Obama, desrespeitado por Obama), não moveu um dedo para parar o bloqueio econômico e assassino a Cuba, como o Grande Nobel da paz que é, ameaça instalar bases navais na Colômbia e pretende reativar a 4ª Frota, com seus navios modernos, porta-aviões e armas nucleares, na Costa da nossa América Latina.

Por que não lembrar também de seu protecionismo? Depois de assinar inúmeros acordos no G20 contra o protecionismo, Obama implantou tarifas contra a importação de pneus chineses. Sendo que no G20 o mesmo Obama, defensor dos Povos do Mundo havia dito que o protecionismo agravaria a crise mundial...

Não quero me alongar, pois sei que nos próximos três anos de mandato de Barack Obama terei muito o que escrever, pois afinal o então Presidenciável Barack Obama fez mais de 500 promessas em 2008...

Se dizem que a maior fraude do século XX foi o homem na lua, digo que Obama bateu este record! Obama é maior Fraude do Século XXI, talvez uma fraude como o cavalo de tróia, aquela cavalinho que enganou troianos, que significou naquele momento o fim de uma guerra, mas era o fim de Tróia... Obama representou o Fim da Era Bush, com a continuidade desta Era, porém com mais simpatia e cara nova!

*Marcello Barbosa, é Secretário Municipal da Juventude do PT de Itaquaquecetuba-SP e Coordenador de Finanças da JPT do Alto Tietê. (
www.marcellobarbosa.blogspot.com)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pré Sal: Tupi pode ter mais óleo do que o previsto

Nove meses após o início da fase de testes de produção de petróleo na área de Tupi, até agora a descoberta mais promissora do pré-sal da Bacia de Santos, a estimativa de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo para o bloco já é tida como conservadora pelos técnicos. Instalados no navio-plataforma Cidade de São Vicente, a uma distância de 300 quilômetros da costa, eles registram diariamente o resultado da retirada de 20 mil barris do reservatório.
.
Paulo Buschinelli, gerente de operações do Teste de Longa Duração (TLD), que começou em maio do ano passado para durar 15 meses, disse que já foram perfurados três poços no entorno da área para delimitar as fronteiras do campo. Por causa da enorme dimensão do reservatório, o consórcio operador (Petrobrás, 65%; BG, 25%, e Petrogal, 10%) foi obrigado a pedir à Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorização de aumento da produção para que os testes surtissem efeito.Com capacidade para extrair 30 mil barris diários de óleo, o navio é um equipamento pequeno, comparado às plataformas gigantes, que produzem, na bacia de Campos, até 180 mil barris por dia. A ANP havia autorizado a produção de 14 mil barris diários em Tupi, mas essa quantidade não foi suficiente para registrar nenhuma consequência nos poços de avaliação no entorno, para verificar a extensão da área por meio de medições de pressão durante a extração do petróleo.
.
Nesses testes, poços são perfurados a cerca de 20 milhas (em torno de 30 quilômetros) do centro da produção e medem os efeitos causados pela retirada do óleo do depósito central. A vazão teve de ser ampliada em 50% para propiciar análise de seus efeitos. "As expectativas são bem firmes. Não é sonho, é realidade. Estamos acostumados a um padrão de Albacora, Marlim (campos gigantes da Bacia de Campos), mas este reservatório excede até o de Roncador (o maior campo produtor atual)", diz Buschinelli.Cauteloso, ele prefere não arriscar novas previsões à estimativa de novembro de 2007, quando foi anunciada a descoberta de Tupi, que inaugurou a "era do pré-sal". Os dados são analisados quase em tempo real (com defasagem de 12 segundos) por pesquisadores da Petrobrás. Buschinelli disse que não há intenção, hoje, de acelerar a produção de Tupi. "Por enquanto, nossa preocupação não é com produção, isso é secundário.
.
Mais importante é o conhecimento que estamos ampliando sobre Tupi. O reservatório é muito grande e a espessura é grande também." Atualmente, está sendo perfurado um poço em Tupi Nordeste. "Ainda não sabemos se é o mesmo reservatório", disse o técnico. Do convés do navio Cidade de São Vicente pode-se observar a sonda de perfuração Victoria, que mais tarde irá reinjetar gás no campo. A inevitável e elevada queima de gás nesta fase de testes é uma das preocupações da agência reguladora.
.
Em maio, concluída a medição de pressão, a produção retorna a 14 mil barris/dia.Mesmo em teste, já foram retirados cerca de 3 milhões de barris de óleo. Uma vez por mês, um navio-tanque fica fundeado bem próximo à plataforma, a 300 quilômetros da costa, para a operação de "alívio", levando em torno de 300 mil barris de cada vez (a plataforma tem capacidade para estocar até 450 mil barris), numa operação de transferência que nunca é feita em menos de dez horas e pode levar 18 horas.
.
O prazo para decretar a comercialidade de Tupi ? quando normalmente é informado o volume do campo e começa o período de produção comercial ? termina em 31 de dezembro. Antes disso, em 31 de agosto, o navio-plataforma Cidade de São Vicente, fretado da empresa norueguesa BW Offshore, deixa o local e o poço será temporariamente fechado, para instalação, em outubro, da plataforma de produção-piloto, com capacidade para 100 mil barris/dia. A expectativa inicial é de que possam ser instaladas entre quatro a seis plataformas com a mesma capacidade quando a área for identificada como campo de produção e estiver em produção plena. Isso poderia elevar Tupi, sozinho, ao mesmo nível de produção de um país como o Equador, que faz parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
.
*FONTE: Estadão On Line

Região do Alto Tietê Espera Posicionamento do Estado

Prefeitos esperam só até hoje pela posição do Estado
.
Na manhã de ontem, o secretário executivo da Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat), Pedro Campos Fernandes, disse que a entidade deve esperar só até hoje pelas informações e ações do governo estadual (por meio da Secretaria de Saneamento e Energia) em resposta aos pedidos dos prefeitos para recuperar as cidades prejudicadas pelas chuvas.

.
As solicitações foram apresentadas anteontem pelo presidente da associação e prefeito de Ferraz, Jorge Abissamra (PSB), à secretária Dilma Pena. Além de máquinas, kits de saúde e alimentos, as prefeituras pediram R$ 30 milhões para obras.
.
O secretário executivo afirmou que a entidade pretende cobrar a pasta e o governo a partir de hoje, caso o Estado não se manifeste.
.
A Assessoria de Imprensa da secretária, que sequer confirmou o recebimento dos pedidos, não divulgou qualquer informação sobre ações concretas que poderão ser desenvolvidas para atender as prefeituras.
.
*Fonte: Diário do Alto Tietê

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Decretada a Prisão de Arruda

O Superior Tribunal de Justiça decretou na tarde desta quinta-feira (11) a prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), e de mais cinco pessoas pela tentativa de suborno do jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra, testemunha do escândalo do panetone, também conhecido como "mensalão do DEM".
.
O ministro Fernando Gonçalves, relator do inquérito da operação Caixa de Pandora da Polícia Federal, acatou pedido da subprocuradora Geral da República Raquel Dodge para a prisão do governador, do ex-deputado Geraldo Naves, do ex-secretário de Comunicação do DF Wellington Morais, do ex-diretor da Companhia Energética de Brasília, Haroaldo Brasil de Carvalho, e de Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário particular de Arruda. Antonio Bento da Silva, funcionário público aposentado, preso em flagrante pela Polícia Federal ao entregar uma sacola com R$ 200 mil a Edson Sombra, já está detido no presídio da Papuda.
.
A Corte Especial do STJ acaba de ser convocada pelo presidente do Tribunal, ministro César Asfor, para referendar a decisão de Fernando Gonçalves.
.
Saiba mais
»A bolsa claque de Arruda
»Homem da sacola complica situação de Arruda
»Bilhete pode incriminar Arruda em tentativa de suborno
»Arruda afirma que fica e deputado governista é eleito para presidência da Câmara do DF
»O estilo da senhora Arruda
»Laudo compromete Arruda
.
A situação de Arruda começou a se complicar com a prisão, no dia 4, de Antonio Bento em uma confeitaria de Brasília. Ele foi flagrado entregando os R$ 200 mil em espécie a Edson Sombra, principal parceiro do ex-delegado Durval Barbosa nas denúncias sobre o esquema de propina em Brasília. Esse dinheiro seria a primeira parcela de um total de R$ 1 milhão para que Sombra assinasse um documento desqualificando a denúncia de no escândalo. Em depoimento prestado à Polícia Federal, a que ÉPOCA teve acesso, Bento diz ter intermediado a tentativa de suborno convencido de que a ordem teria partido do próprio governador Arruda.
.
Antonio Bento diz que há três semanas foi procurado por Rodrigo Arantes – sobrinho e secretário particular do governador. Segundo Bento, em nome de Arruda, Rodrigo lhe pediu para fazer a proposta de suborno ao jornalista Edson Sombra. Bento disse que, durante essa negociação, esteve seis vezes com Rodrigo, além de também falar com o sobrinho de Arruda por telefone. Na véspera de sua prisão, ele fechou o acordo com Sombra, depois foi se encontrar com Rodrigo Arantes na Granja de Águas Claras, residência oficial do governador, para acertar detalhes sobre o pagamento do suborno.
.
No depoimento, Antonio Bento afirmou que “Rodrigo agiu em nome do governador Arruda”. Auxiliares do governador dizem que Rodrigo é como um filho para Arruda e, se de fato ele, participou da tentativa de suborno, estaria cumprindo ordens. “É zero a possibilidade do Rodrigo tomar qualquer iniciativa sem o aval do Arruda”, afirma um assessor do governador. No depoimento, Antonio Bento disse que, na quarta-feira (3), recebeu o dinheiro das mãos de um portador enviado por Rodrigo, por volta das 22h30, nas imediações da churrascaria Porcão. No dia seguinte, ele foi preso ao repassar os R$ 200 mil para Sombra.
.
Veja o Interrogatório na Integra de Antonio Bento: http://epoca.globo.com/edic/612/interrogatorio_antonio_bento_da_silva.pdf
.
*FONTE: Revista Época

Número de inscrições para o ProUni bate recorde

O número de candidatos que competem por bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) superou o total de inscritos nas edições anteriores e deve chegar a 800 mil. O balanço oficial divulgado às 19h40 de hoje pelo Ministério da Educação (MEC) indica 760 mil estudantes registrados no programa. A iniciativa do governo federal, que oferece este ano 165 mil bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda totalizou 600 mil inscritos no ano passado, maior número até então.
.
As inscrições para o programa são feitas pela internet, no site do MEC (www.mec.gov.br), e estendem-se até as 23h59 de hoje. Este ano, 1.399 instituições de ensino aderiram ao programa: 86 mil com bolsas integrais e 79 mil com parciais.
.
Podem candidatar-se às bolsas os alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, obtiveram nota mínima de 400 pontos, cursaram o ensino médio em escola pública e comprovem renda familiar per capita máxima de três salários mínimos (R$ 1.530) para bolsas parciais, e um salário mínimo e meio (R$ 765), para integrais. Desde a criação do programa, em 2005, o ProUni atendeu 600 mil estudantes.
.
A lista de candidatos pré-selecionados para a primeira fase da iniciativa será divulgada no sábado. As confirmações serão feitas entre os dias 17 e 26. A segunda fase do concurso, quando serão oferecidas bolsas remanescentes, terá início no dia 4 de março.
.
*Fonte: Portal Yahoo

Suspeita de morte por leptospirose em Itaquá

O morador do Parque Marengo, de Itaquaquetuba, Joaquim Ramos Filho, de 38 anos, faleceu no último dia 8, com suspeita de leptospirose, doença causada por bactéria presente na urina do rato. O cunhado da vítima, Djalma Lisboa do Nascimento, afirma que Ramos teve contato com a água da enchente que invadiu as casas do bairro nos últimos dias.

.
O óbito foi registrado como morte natural no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. Segundo o Departamento de Comunicação, a Prefeitura de Itaquá ainda não recebeu nenhuma notificação sobre o caso. Outras oito suspeitas de contaminação por leptospirose na cidade estão sendo analisadas em um laboratório de São Paulo.
.

*Fonte: Diário do Alto Tietê

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Lula se reúne com especialistas e representantes de entidades para debater o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL)

Intervozes foi uma das entidades convidadas a apresentar contribuições sobre o plano na reunião que aconteceu na última terça (02/01), em Brasília. Coletivo defendeu a regulação da prestação de serviços em regime público e a reativação da Telebrás para popularizar a internet no Brasil.
Junto a outros representantes de entidades da sociedade civil, pesquisadores e especialistas, o Intervozes particpou de uma reunião convocada pelo presidente Lula para apresentar o Plano Nacional de Banda Larga que o governo federal pretende implantar em seu último ano de gestão. Na ocasião, Lula recolheu a contribuiçôes dos especialistas presentes e afirmou que fará com a banda larga o que fez com a energia elétrica no país [em referência ao programa Luz para Todos].


Na avaliação de Jonas Valente, integrante do Intervozes presente à reunião, o encontro foi bastante positivo. "Foi animador ver que há um entendimento do governo de que apenas o mercado não dará conta de levar a banda larga à população", afirma. Ele se preocupa, porém, com duas outras quesões. "Não está incorporado no discurso a universalização como objetivo e o regime público como mecanismo central para assegurar a chegada da banda larga a todos com metas de qualidade e modicidade dos preços".

A defesa da publicação imediata de um decreto que institua a banda larga como regime público é um dos pontos que constam no documento que o Intervozes entregou ao presidente. Atualmente os serviços de internet são prestados em regime privado. Caso haja a mudança, as grandes operadoras privadas passam a ser obrigadas a alcançar metas de universalização, continuidade, qualidade (incluída aí a velocidade) e controle tarifário. No Brasil, o único serviço prestado em regime público é a telefonia fixa. O coletivo argumenta ainda que “essa proposta foi aprovada por unanimidade na I Conferência Nacional de Comunicação”.

Outra defesa do Intervozes é a implantação de “uma empresa pública que (...) disponibilize tanto infra-estrutura para prestadores privados quanto o serviço na casa do cidadão”. O governo federal quer reativar a Telebrás para criação de uma rede pública que conecte hospitais, universidades e outros serviços do Estado, leve internet onde o mercado não tem interesse e ofereça infra-estrutura aos pequenos provedores. Na avaliação do Intervozes, o projeto precisa avançar ainda mais. “A atuação da Telebrás não pode se limitar aos municípios em que não há acesso ou nos quais o preço é exorbitante, sob pena de não atender à demanda de cidadãos sem condições de obter acesso nas áreas em que oferta privada existe (hoje, mais de 90% dos municípios) ou que possuam serviços a preços não-exorbitantes”, afirma o documento.
O engenheiro Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e considerado um dos "pais" da Internet no Brasil, acredita que a criação “de uma empresa pública que participe do setor do telecomunicações pode ser a única maneira de permitir que milhões de brasileiros acessem a Internet”. Ele afirma que "no cenário brasileiro, haver fibra óptica ociosa é algo inadmissível”, sugerindo a utilização da rede de cabos já existentes e subutilizadas pelas empresas estatais brasileiras.


Gratuidade – Na avaliação do Intervozes a entrada da Telebrás representa também a possibilidade de alcançar metas sociais e faz com que o “Estado garanta o direito à comunicação dos cidadãos”. A associação defende que “no horizonte, deve estar a gratuidade na oferta do serviço à população, visto que hoje o preço é a maior barreira para o acesso à banda larga nas regiões onde o serviço já é ofertado”. O próprio presidente afirmou durante a reunião que "a banda larga e Internet é um bem que todos devem ter direito".

Separar o fornecimento da infra-estrutura dos serviços de provimento foi outra proposta defendida pelos presentes na reunião. O objetivo desta medida é “promover a concorrência, pois a operação exclusiva do tráfego de dados no atacado motiva os operadores a oferecer condições favoráveis para diversos prestadores de serviço, e o fato de não ter que contratar a infra-estrutura de seus concorrentes os protege de práticas anti-competitivas”.


Veja aqui a íntegra do documento entregue ao presidente.


***Fonte: Boletim Intervozes.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Variação de preços de medicamentos pode chegar a 1.400%, diz Procon-SP

Pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP e pela Secretaria da Saúde de São Paulo mostra que a variação nos preços de medicamentos semelhantes pode chegar a 1.415%. O levantamento, divulgado nesta terça-feira, aponta que o consumidor deve pesquisar preços antes da compra.
Os dados levam em conta os preços de uma loja a outra e comparação entre o medicamento referência e o genérico. De acordo com a secretaria, apesar de os medicamentos genéricos serem mais baratos, também apresentem variações de preços por serem produzidos por diferentes laboratórios.
A pesquisa envolveu 103 itens --62 de referência e 41 genéricos-- em 15 estabelecimentos farmacêuticos da cidade.
Preços
Veja abaixo as três maiores diferenças constatadas pela pesquisa:
- Hidantal (Fenitoína), 100 mg., 25 comprimidos - diferença: 1.415%Maior preço do medicamento referência: R$ 6,06 (Drogão - região Sul)Menor preço do medicamento genérico: R$ 0,40 (Farmalife - centro)
- Voltaren (Diclofenaco Sódico), 50 mg., 20 comprimidos - diferença: 964,55%Maior preço do medicamento referência: R$ 20,12 (Drogaria São Geraldo - região oeste)Menor preço do medicamento genérico: R$ 1,89 (Drogaria Campeã - centro)
- Tylenol (Paracetamol) - 200 mg/ml, gotas 15 ml - diferença: 879,19%Maior preço do medicamento referência: R$ 14,59 (Drogasil - região norte; Drogão e Droga Raia - região sul)Menor preço do medicamento genérico: R$ 1,49 (Drogaria Campeã - centro)
*FONTE: Folha On Line

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PM e moradores de áreas alagadas se enfrentam em SP

O grupo de cerca de 200 moradores dos bairros alagados da zona leste de São Paulo, que fazia uma manifestação nesta tarde, no Viaduto do Chá, em frente à Prefeitura, entrou em confronto com a Polícia Militar.
.
Além de Moradores, foram agredidos o Deputado Federal Carlos Zarattini (PT-SP) e o Vereador da Capital Paulista, Zelão (PT).

.
Os PMs usaram spray de pimenta e cassetetes para conter o protesto.
.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os moradores, que ocupavam a calçada e a faixa direita da via, se reuniram no local por volta das 14 horas e pretendiam ser recebidos pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).

.
A área alagada, que engloba sete bairros, está em estado de calamidade pública desde a semana passada. Às 15h30, a assessoria de imprensa da Polícia Militar confirmava apenas um princípio de confusão.

.
*FONTE: Portal UOL.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Um quinto dos e-mails corporativos será trocado por redes sociais

As empresas precisam estar preparadas para lidar com as redes sociais como mais uma ferramenta de TI. A constatação faz parte de um recente relatório do Gartner, no qual a consultoria afirma que, até 2014, esse tipo de plataforma deve subsitituir o e-mail como principal ferramenta de comunicação interpessoal para 20% dos usuários corporativos.

O vice-presidente de pesquisas e responsável pela área de portais, conteúdo e colaboração do Gartner, Mark R. Gilbert, alerta ainda que as áreas de TI precisam aprender em sintonia com os departamentos de negócio para dar a devida atenção às redes sociais e transformá-las em vantagem competitiva para as organizações.

Acompanhe as três grandes tendências do Gartner em relação às redes sociais no ambiente corporativo e entenda como as organizações devem responder a essas novas demandas.

*Fonte: Portal Yahoo Tecnologia

Escola Inundada em Itaquaquecertuba

Uma escola estadual do bairro Jardim Fiorello, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, está ilhada por causa das chuvas que atingem a região neste mês de janeiro. As aulas na Escola Estadual Vereador José Barbosa de Araújo estão programadas para recomeçar no dia 18 deste mês, mas os pais dos alunos não sabem se o local terá condições de receber os estudantes.

"Vai ser difícil ter aula, porque olha a situação da nossa escola. Mesmo que a água abaixe, como é que os pais e as mães vão ficar tranquilos de mandar seus filhos para cá?", diz a dona de casa Cláudia Viveiros. “O único patrimônio [que temos] é a nossa escola. Não temos posto de saúde dentro do bairro, não temos nada. A única coisa que temos, que nós vamos lutar por ela até o fim, é a nossa escola”, acrescentou Cláudia.

"A delegada de ensino esteve aqui na semana passada e falou que se os nossos filhos não tiverem condições de estudar aqui vão ser transferidos para outras escolas. Só que as escolas daqui são muito longe, não tem condução", reclamou a também dona de casa Eliane Gomes. Os moradores dizem que apenas nesta semana a prefeitura mandou trabalhadores fazer a limpeza das ruas do bairro e recolher restos de móveis atingidos pelas chuvas. Imagens feitas por uma moradora do local no final do ano passado mostram como a água tomou conta das ruas.

A Secretaria Estadual de Educação informou que haverá uma reunião na sexta-feira (5), na Diretoria Regional de Ensino de Itaquaquecetuba, com representantes da secretaria, da Defesa Civil e pais de alunos para decidir como ficará a situação na escola.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba disse que estava esperando a água baixar para poder fazer obras no bairro. Segundo Renato Moreira, da Secretaria de Promoção Social, o órgão está distribuindo cestas básicas e colchões para as pessoas e até agora já atendeu 300 famílias.

Veja o Video: http://migre.me/iM4X

*Fonte: Portal G1

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

BC lança nova família de notas do real; cédulas têm tamanhos diferentes

O Banco Central apresentou nesta quarta-feira a segunda família de cédulas do real. As notas mantiveram as cores e a temática - efígie da República nos anversos e animais da fauna brasileira nos reversos -, mas os elementos gráficos foram redesenhados. A principal novidade, no entanto, está no tamanho, que varia de uma nota para outra: quanto maior o valor, maior a cédula.
.
Com a mudança no tamanho e a adoção de marcas táteis mais salientes, o BC afirma, em comunicado, que "as novas cédulas do real atenderão a uma demanda dos deficientes visuais, que até então enfrentavam dificuldade em reconhecer os valores das notas."A autoridade monetária ressalta ainda que as novas cédulas, dotadas de recursos gráficos mais sofisticados, "ficarão mais protegidas contra as falsificações.

.
As novas cédulas de R$ 50 e R$ 100 começam a circular ainda no primeiro semestre deste ano. As notas de menor valor - de R$ 2, R$ 5, R$ 10 e R$ 20 - serão trocadas gradualmente até 2012. O lema da campanha de lançamento é "O Real Ficou ainda Mais Forte". As cédulas são assinadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e pelo presidente do BC, Henrique Meirelles.
.
*Fonte: Portal Yahoo.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Itaquá e Suzano Atrasam Cadastros do Bolsa familia

Itaquá e Suzano atrasam cadastros
.
Itaquaquecetuba e Suzano aparecem na lista do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entre as 30 cidades do País com maior atraso no cadastramento de pessoas carentes no programa Bolsa Família. Segundo o MDS, Itaquá tem o décimo maior atraso do Brasil, e ainda precisar cadastrar 10.070 famílias. Suzano aparece na 28ª colocação, com 4.857 ainda não inclusas no programa.A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itaquá discorda dos números do MDS. Segundo a administração municipal, no último levantamento, feito em 2006, a cidade tinha 21.192 famílias carentes, mas dessas, apenas 17.630 se enquadravam no Bolsa Família. Atualmente, o programa atende 14.515 famílias, ou seja, a demanda reprimida seria de 3.115. A prefeitura informou ainda que em breve deve fazer um novo cadastramento para atender as que não estão recebendo o auxílio.
.
A Prefeitura de Suzano informou que não houve atraso no recadastramento. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), um mutirão foi realizado em 2009 pela Secretaria de Promoção da Cidadania e Inclusão Social para que as 4,8 mil famílias beneficiadas fossem reinseridas no Cadastro Único. Destas, 1,8 mil não foram localizadas e tiveram seus benefícios bloqueados, e outras 750 pediram voluntariamente o cancelamento por não estarem mais em situação de pobreza.
.
De acordo com a Secom, a prefeitura está em contato com o MDS para verificar o motivo da não atualização dos dados no Cadastro Único.
.
A Secom informou ainda que o cadastramento do Bolsa Família é uma ação de rotina dos funcionários do cadastro social, por isso não há contratação de empresas para esta finalidade. No que se refere ao Índice de Gestão Descentraliza (IGD), o município diz que tem atendido aos critérios estabelecidos pelo MDS e recebe recursos desde 2006, variando mensalmente de acordo com a quantidade de cadastros válidos, frequência escolar das crianças e famílias que cumpriram a condicionalidade de saúde.
.
*Fonte: Diário do Alto Tietê

Aumento da Tarifa do Metrô


A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo anunciou nesta segunda-feira que a passagem do Metrô de São Paulo vai subir de R$ 2,55 para R$ 2,65 a partir do próximo dia 9.
.
A tarifa do bilhete único, que faz a integração com ônibus na capital, também será reajustada e vai R$ 4 para R$ 4,07, um aumento de 1,8%.
.
Com o reajuste, o valor do bilhete do Metrô, que normalmente é mais caro que o dos ônibus da capital paulista, ficará abaixo dos R$ 2,70 do último aumento das passagens de ônibus.
.
*Fonte: Portal Ultimo Segundo.